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IDENTIDADE VISUAL E A SUA IMPORTÂNCIA PARA SEU NEGÓCIO
A importância de definir a identidade visual
Definir a identidade visual do seu empreendimento é importante, pois será a forma como você será reconhecido no mercado. Assim, começar por essa etapa pode facilitar a implementação dos demais processos que envolvem a comunicação sobre seu negócio. Neste texto apresentaremos quais elementos são essenciais para definir sua identidade visual.
A princípio, para ser reconhecido, é preciso chamar a atenção ou marcar a imaginação das pessoas transmitindo “quem sua empresa é, ou o que é o seu empreendimento”. Para isso, é preciso usar elementos gráficos que passem para o seu “público”, “audiência”, “clientes”, a missão, os valores, os propósitos que você tem em mente e que irão comunicar diretamente com eles, por meio de imagens, palavras, cores entre outros.
Então vamos lá. Você já pensou quais são os elementos que irão definir a identidade visual de seu empreendimento?
Primeiro: nome
Antes de tudo, escolher o nome do seu empreendimento é tão importante como escolher o nome de um filho. Pode ser um nome que carregará para a vida inteira. Dessa forma, precisa ser marcante e transmitir de maneira simples e direta como as pessoas irão se referir ao “lugar”, que necessariamente pode não ser físico, apenas virtual.
Ainda que o nome de seu empreendimento seja aleatório, deve contar algo, trazer na essência uma referência de sua história pessoal e bem significativo.
Slogan para um empreendimento de sucesso
Primeiramente, slogan é “um grito de guerra”. Algo que irá marcar seu empreendimento, sua imagem quando seu nome for pronunciado. Todavia, tem de ter impacto e ao mesmo tempo demonstrar alegria, seriedade.
Contraditório? Não é esta a ideia, mas sim algo que faça com que seu empreendimento, ou sua imagem pessoal, seja bem-vista, e claro, remeta à lembrança, o que você quer transmitir. Ou seja, tem uma associação direta com a missão que seu empreendimento busca criar na memória do público.
Definindo as cores de sua identidade visual
De cara é importante dizer: não escolha as cores do seu empreendimento baseado no seu gosto pessoal. Todas as cores têm significado e podem trazer mais assertividade para sua identidade visual. Do mesmo modo, as cores fazem parte da estratégia de sua marca e elas precisam comunicar-se com seu público/clientes/audiência de forma que elas também sejam um “identificador”.
Neste sentido, as cores criam conexões imperceptíveis para seu empreendimento, remetendo às questões emocionais, como vibrações. Então… Leve a sério a escolha das cores com o seu ramo de negócio.
Tipografia: as letras definem quem você é
Você consegue pensar no impacto das letras definidas em sua identidade visual para comunicar-se com o seu público/audiência/cliente? Por exemplo, muitas marcas têm a tipografia como identidade e a escolha certa pode trazer uma conexão direta, sem atalhos, transmitindo o que é o seu empreendimento.
Quer exemplos? O “N” do Nu Bank, o “G” do Google ou o “U” de Uber. Então… Analise sabiamente as letras que irão compor seu negócio. Só para deixar mais claro, a tipografia é a forma como as fontes irão representar sua marca.
Embalagens personalizadas
Sobretudo, quando você escolhe como embalar seu produto para entrega, deve pensar em como ela, juntamente com a aplicação da identidade visual irá agregar valor. Além de proteger, garantindo a integridade do produto, a embalagem é parte importante da identidade visual da marca do seu empreendimento. Da mesma forma, textura e forma garantem o reconhecimento de um produto por quem irá criar o hábito de consumir o que você oferece.
Marketing
Finalmente, depois de tanto trabalho para criar sua identidade visual você terá de divulgá-la e aí entra o marketing com as escolhas das peças de divulgação que deverão ser analisadas criteriosamente para acertar o alvo: seu público consumidor, sua audiência.
Estratégias certas, pensadas assertivamente irão alavancar sua marca rumo ao sucesso. A identidade visual fará seu empreendimento ser reconhecido no mercado e, por isso, é importante iniciar seu negócio com esta etapa.
Precisa de ajuda para definir sua identidade visual? Conte com a ajuda da Munich Design. Somos especialista em comunicação e podemos deixar esta etapa bem mais fácil para você.
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